OFICINA FORMATIVA EM TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA  

TEMA : Respiração, gesto vocal e a estrutura óssea.

CARGA HORÁRIA : 15 horas

DATAS E HORÁRIOS: 4, 5, 6 setembro 2021 de 9h às 15h

LOCAL: Estúdio Amplo. Rua Comendador Coruja 412.Porto Alegre. RS.

PRÉ-REQUISITO : Graduação universitária em qualquer área; ser estudante universitário.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A Oficina Formativa é uma introdução ao universo da Educação Somática e fundamenta-se nas pesquisas dos educadores e fisioterapeutas europeus  Sylvie Boë, Françoise Mézières, Thérèse Bertherat, Suzanne Piret,  Marie Madeleine Béziers, Philippe Campignion, Godelieve Denys-Struyf, Thierry Dumont e Yanic Koram. As sequências de exercícios transmitidas na Oficina Formativa têm por objetivo estimular a propriocepção através do uso de diferentes objetos; distinguir as estruturas corpóreas; liberar a respiração; alongar músculos e fáscias; mobilizar articulações; dinamizar o peso corporal e a integração das cinturas escapular-pélvica; refinar a coordenação motora e o equilíbrio; levar o aluno a integrar movimentos estruturantes e ancoradores; melhorar sua organização postural e aumentar seu vocabulário gestual.

CORPO DOCENTE:

Débora Bolsanello é diretora pedagógica do Núcleo Oito Educação Somática. Bacharel em antropologia pela Université de Montréal e mestre em dança pela Université du Québec à Montréal, pós-graduou-se Diplôme d’Études Supérieures Spécialisées en Éducation Somatique pela mesma universidade. É certificada pelo Centre d’Étude et Recherche en Autorééducation Neuromusculaire (Montreal), diplomada em Coordenação Motora (São Paulo), formada pelo Centre Pilates de Montréal, certificada no Método de Cadeias Musculares G.D.S. (São Paulo).  É autora dos livros Educação Somática : ecologia do movimento humano (Editora Juruá, 2016) e Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde (Editora Juruá, 2010). É produtora e diretora do livro e vídeo-documentário Pioneiros da Educação Somática no Brasil (Editora Juruá, 2019), disponível no canal Youtube Pioneiros da Educação Somática no Brasil.

Enio Mello é Doutor em Fonoaudiologia pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo. Formado no Método GDS pelo Institut des chaînes Musculaires et Techniques GDS, Bruxelas, Bélgica. Em clínica, atua como terapeuta corporal e vocal para uma clientela geral com queixas relacionadas a problemas posturais, vocais, respiratórios, articulatórios, de comunicação e expressão. Junto a profissionais da voz – cantores populares e eruditos, locutores, professores, atores, ministros religiosos – desenvolve um trabalho específico visando o aprimoramento, a saúde e o melhor desempenho postural e vocal.

PLANO DE AULA DE DÉBORA BOLSANELLO:

Aula prática. Tema : A consciência da estrutura óssea  (membros inferiores e membros superiores). O uso de bolinhas para facilitar o despertar da sensação dos ossos, seu tamanho, a percepção de  seu tamanho e a qualidade de resiliência, o entendimento da posição das articulações, a direção do movimento e a regulação do tônus muscular.

Apresentação teórica sobre os princípios filosóficos da Metodologia Núcleo Oito Educação Somática. Discussão sobre conceitos do campo da Educação Somática. Debate sobre aplicações na prática profissional de fisioterapeutas, educadores físicos, profissionais das artes cênicas, professores de Pilates, yoga, psicólogos.

Apresentação teórica sobre construção de aula: Que elementos tornam uma aula em uma “aula somática”?

Aula prática. Tema : A consciência da estrutura óssea  (tórax, cabeça, pelve). O uso de bolinhas para facilitar o despertar da sensação dos ossos, seu tamanho, a percepção de  seu tamanho e a qualidade de resiliência, o entendimento da posição das articulações, a direção do movimento e a regulação do tônus muscular.

Laboratório de Ensino.

PLANO DE AULA DE ENIO MELLO:

A respiração e o Gesto vocal interferem no equilíbrio sistêmico corporal, podem dar indícios da personalidade e, podem configurar um excelente recurso para acomodação das vísceras. As vísceras são alteradas pelo nosso estado emocional, pelas escolhas que fazemos na vida e ou pelas tensões musculoesqueléticas. Em um corpo onde não há consciência e controle da respiração e da voz pode ocorrer desconforto viscerais, tais como: cólicas, flatulência, inchaços, digestão lentas, entre outras, em decorrência disso gerar problemas posturais, vocais e gestuais. Diante do exposto, pretendemos oferecer aos participantes dessa oficina, um trabalho que visa àconscientização e o controle da respiração, da postura e dos gestos vocais.

Didática:

– Exposição de imagens e vídeos para ilustrar a anatomia e funcionamento do aparelho respirador e fonador; exercícios práticos de emissões vocais, associados a movimentação e deslocamento corporal; vivência de conscientização sonora.

INSCRIÇÃO: Entre em contato com Thaís ou Renato e reserve sua vaga. Informe sua forma de pagamento (cheque, boleto, Internet Bank). Preencha e assine sua ficha de inscrição e envie para oftespoa@gmail.com, junto com seu comprovante de pagamento.

Contato: (51) 98125-4381 Thaís Petzhold  & (51) 99594-5874 Renato Fagundes

Email : oftespoa@gmail.com

INVESTIMENTO : Escolha uma das modalidades de pagamento abaixo:

A vista até
4 agosto 2021
R$ 950
A vista após
4 agosto 2021
R$ 1.200

O INVESTIMENTO INCLUI:

  1. O material didático usado por cada aluno.
  2. Certificado enviado por email em formato PDF.
  3. 01 exemplar do livro EDUCAÇÃO SOMÁTICA, ECOLOGIA DO MOVIMENTO HUMANO (Bolsanello, Débora. Editora Juruá, 2016, Curitiba, PR).

INSCRIÇÃO:

(51) 98125-4381 Thaís Petzhold 

(51) 99594-5874 Renato Fagundes

Email : oftespoa@gmail.com