OFICINA DE TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA PARA CRIANÇAS

TEMA :  Bacia e pés

CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 horas

DATA:  2 e 3 outubro, sábado e domingo

HORÁRIO: 9h às 16h

LOCAL:  Bairro Humaitá, Rio de Janeiro.

ORGANIZAÇÃO :  Clarissa Guaraná.  Whatsapp : (21) 99657-5579

Email : ftesrj@gmail.com

PÚBLICO: Pais e profissionais que trabalham com crianças.

ATIVIDADES : A oficina se estrutura em torno de dois livros : BORBAPELVE, A ESTÓRIA DA BORBOLETA QUE QUERIA CAMINHAR e NAVICULAR, CUBÓIDE E O MISTÉRIO DO ARQUIPÉLAGO. Através dessas duas narrativas, o participante aprenderá :

  1. a anatomia básica da bacia e dos pés e como adaptar sua linguagem para ensinar às crianças;
  2. atividades de desenho, colagem e pintura para ilustrar o livro e apropriar-se da estória;
  3. exercícios de Educação Somática para estimular a consciência corporal do público infantil.

PLANO DE AULA :

SÁBADO 9h às 12h
  Leitura conjunta do texto NAVICULAR, CUBÓIDE E O MISTÉRIO DO ARQUIPÉLAGO

Aula teórica: A consciência da estrutura óssea dos pés e seu arcos transversal e longitudinal. O uso de bolinhas para facilitar o despertar da sensação dos ossos, seu tamanho, a percepção de  seu tamanho e a qualidade de resiliência, a função dos arcos dos pés e a importância da regulação do tônus muscular dos pés.

  13h às 16h
  Aula prática: Ilustração do texto do livro. Adaptação da linguagem para crianças. Exercícios de Educação Somática para despertar a consciência corporal dos pés e sua movimentação na marcha.
DOMINGO 9h às 12h
  Leitura conjunta do texto BORBAPELVE, A ESTÓRIA DA BORBOLETA QUE QUERIA CAMINHAR.

Aula teórica: A consciência da estrutura óssea da bacia. O uso de bolinhas para facilitar o despertar da sensação dos ossos, seu tamanho, a percepção de  seu tamanho e a qualidade de resiliência, o entendimento da posição das articulações, a direção do movimento e a regulação do tônus muscular.

 

  13h às 16h
  Aula prática: Ilustração do texto do livro. Adaptação da linguagem para crianças. Exercícios de Educação Somática para despertar a consciência corporal da bacia e sua função na marcha.

Apresentação dos livros elaborados ao grupo. Debate. Síntese. Despedida.

 PROTOCOLO COVID-FREE: O número de vagas é limitado a 12 participantes. Álcool gel disponível. Cada participante deve trazer : um kit de máscaras para uso durante curso; garrafa d’água; lanche para consumo próprio. Como medida de segurança, o curso não oferece lanche aos alunos. A fim de garantir o distanciamento social necessário para a segurança de cada aluno, durante o curso, estão previstas atividades práticas que não exigem contato físico entre os participantes.

OBJETIVO: A Oficina é uma introdução ao universo da Educação Somática e fundamenta-se nas pesquisas dos educadores e fisioterapeutas europeus  Sylvie Boë, Françoise Mézières, Thérèse Bertherat, Suzanne Piret,  Marie Madeleine Béziers, Philippe Campignion, Godelieve Denys-Struyf, Thierry Dumont e Yanic Koram. As sequências de exercícios transmitidas têm por objetivo estimular a propriocepção; distinguir as estruturas corpóreas; mobilizar articulações; refinar a coordenação motora e o equilíbrio; levar o aluno a integrar movimentos estruturantes e ancoradores; melhorar sua organização postural e aumentar seu vocabulário gestual.

CORPO DOCENTE:

Débora Bolsanello é diretora pedagógica do Núcleo Oito Educação Somática. Bacharel em antropologia pela Université de Montréal e mestre em dança pela Université du Québec à Montréal, pós-graduou-se Diplôme ´Études Supérieures Spécialisées en Éducation Somatique pela mesma universidade. É certificada pelo Centre d’Étude et Recherche en Autorééducation Neuromusculaire (Montreal), diplomada em Coordenação Motora (São Paulo), formada pelo Centre Pilates de Montréal, certificada no Método de Cadeias Musculares G.D.S. (São Paulo).  É autora dos livros Educação Somática : ecologia do movimento humano (Editora Juruá, 2016) e Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde (Editora Juruá, 2010). É produtora e diretora do livro e vídeo-documentário Pioneiros da Educação Somática no Brasil (Editora Juruá, 2019), disponível no canal Youtube Pioneiros da Educação Somática no Brasil.

Clarissa Guaraná é coordenadora da Formação em Técnicas de Educação Somática. Fisioterapeuta pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, pós-graduada em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Clarissa é a codiretora do estúdio Clarissa Guaraná | Pilates Evoluído. Formou-se em Reeducação do Movimento Método Bertazzo (São Paulo); Coordenação Motora Piret e Béziers (São Paulo); RPG Philippe Souchard, Método Pilates e certificou-se no Método de Cadeias Musculares GDS com pósformação no Centre de Formation Philippe Campignion (França).

INVESTIMENTO : Escolha uma das modalidades de pagamento.

A vista R$ 990,00
Parcelado em 2X

Depósito de R$ 550 + um cheque de R$ 550

R$ 1.100,00

 

 

O INVESTIMENTO INCLUI:

  1. O material didático usado por cada aluno. Ao final do dia, o participante leva consigo os dois livros que elaborou durante a oficina.
  2. Certificado enviado por email em formato PDF. 

INSCRIÇÃO : Telefone para a organização. Sua vaga só será reservada após pagamento. Deposite o montante na conta bancária e mande comprovante de depósito por email para a organização: ftesrj@gmail.com

CONTA BANCÁRIA:  Pagamento em nome de Núcleo Oito Educação Somática

Banco Itaú    agência: 6542    conta corrente:  31228-2

CNPJ: 31.099.051/0001-46

PIX: 31.099.051/0001-46

POLÍTICA DE PAGAMENTO, DESISTÊNCIA E REEMBOLSO:

  1. O pagamento a vista deve ser feito por depósito bancário.
  2. O pagamento parcelado é realizado em 2 parcelas com um depósito bancário + envio de cheque em nome de Núcleo Oito Educação Somática.
  3. Em caso de desistência do aluno, serão reembolsados 50% do total pago.
  4. Caso o aluno desista de sua participação com menos de 30 dias da data do curso, não há reembolso do valor pago.