FORMAÇÃO EM TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA

PRESENCIAL 2022 

CARGA HORÁRIA: total 160 horas

DATAS:  Módulo 1: Sábado 02 julho 2022 a 5ª feira 07 julho

Módulo 2: Sábado 03 dezembro 2022 a 5ª feira 08 dezembro

Obs. Para obter o certificado, o aluno deve cursar os dois módulos.

HORÁRIO: 8h às 16h (60 minutos de almoço)

LOCAL: Yandé Dança e Movimento  |  R. Domingos Lopes, 61. Campo Belo, São Paulo, SP.

INSCRIÇÃO: Dresler Aguilera e Ricardo Neves  |  Whatsapp : (11) 97445-5564

ESTRUTURA CURRICULAR: As 160 horas da Formação constituem-se de dois módulos, totalizando 96 horas presenciais + 64 horas de Estudo de Caso. O Estudo de Caso é uma pesquisa realizada pelo aluno sob supervisão dos docentes da Formação: o aluno deve ensinar as aulas aprendidas a um amigo, parente ou cliente e apresentar os resultados de sua pesquisa em um datashow no módulo 2 da Formação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A Formação em Técnicas de Educação Somática® foi criada por Débora Bolsanello e fundamenta-se no legado do Centre d´Étude et Recherche en Autorééducation Neuromusculaire (Montreal, Canadá).

OBJETIVOS : Capacitar o aluno a ensinar as técnicas de Educação Somática vivenciadas durante a Formação; amadurecer o raciocínio somático do aluno a fim de que esteja apto a adaptar o conteúdo da Formação à sua realidade profissional.

PRÉ-REQUISITO: O participante deve ter um diploma de graduação de qualquer área e/ou ser estudante universitário.

 PILARES DA FORMAÇÃO:

  1. Vivenciar: Proporcionar ao aluno a experiência pessoal de sequências fixas de exercícios e exploração de movimentos.
  2. Descrever: Usando a referência do livro “Educação Somática: Ecologia do Movimento Humano”, de Débora Bolsanello, é proposta ao aluno a descrição dos exercícios e análises biomecânica e cinesiofuncional, levando o aluno a apropriar-se dos exercícios e construir um vocabulário adequado para ensiná-los.
  3. Entender: Apresentação teórica e Dinâmicas de Fixação. Os docentes apresentam data show sobre a linhagem da Formação, seus princípios e especificidades; anatomia e instruções sobre como construir uma aula.  Nas Dinâmicas de Fixação, os alunos analisam os exercícios já vivenciados através de imagens do Varal Somático, elaboram desenhos e modelagens, teatralizam as estruturas musculoesqueléticas, colorem pranchas anatômicas e fazem pinturas corporais para aprender a situar estruturas anatômicas.
  4. Aplicar: Práticas visando a transposição dos exercícios de Educação Somática na construção dos padrões motores de rastejar, engatinhar, andar, correr, saltar, alcançar, segurar, soltar, lançar, receber, etc.
  5. Treinar: O Laboratório de Ensino tem o objetivo de oportunizar ao aluno assumir o papel de professor, integrar os conteúdos aprendidos e promover trocas de conhecimento entre os profissionais de diferentes áreas que participam da Formação. O Laboratório de Ensino é também um instrumento de avaliação qualitativa e processual que os formadores fazem de cada aluno.
  6. Pesquisar: No Estudo de Caso, o aluno deve ensinar as aulas aprendidas a terceiros dentro de sua realidade profissional e fazer uma apresentação de sua pesquisa no módulo 2 da Formação. O processo é realizado sob supervisão da equipe docente com o objetivo de motivar o espírito investigativo do aluno.

INVESTIMENTO : 

A vista até 10 março 2022 R$ 7.500
A vista após 10 março 2022 R$ 7.800
Parcelamento Rápido Entrada R$1.000 +  6 parcelas R$1.200

(total R$ 8.200)

Parcelamento Lento Entrada R$1.000 + 10 parcelas de R$ 750

(total R$ 8.500)

O INVESTIMENTO INCLUI: 01 exemplar do livro Educação Somática : Ecologia do Movimento Humano.; material didático usado por cada aluno; Certificado enviado por email em formato PDF. Obs.: O Núcleo Oito não oferece coffee break. Cada aluno deve trazer seu lanche.

INSCRIÇÃO : Telefone para a organização. Sua vaga só será reservada após pagamento. Por favor preencha a ficha de inscrição e dê seu acordo no termo de acordo do aluno. Deposite o montante na conta bancária e mande comprovante de depósito por email para a organização: ftesrj@gmail.com ou por whatsapp: (11) 97445-5564 (Dresler Aguilera e Ricardo Neves)

CONTA BANCÁRIA:  Pagar a Núcleo Oito Educação Somática |  Banco Itaú   | agência: 6542  | conta corrente:  31228-2

Núcleo Oito Educação Somática  CNPJ: 31.099.051/0001-46

CORPO DOCENTE:  Débora Bolsanello é bacharel em antropologia pela Université de Montréal e mestre em dança pela Université du Québec à Montréal, pós-graduou-se Diplôme d´Études Supérieures Spécialisées en Éducation Somatique pela mesma universidade. É certificada em Autoreeducação Corporal pelo Centre d’Étude et Recherche en Autorééducation Neuromusculaire (Montreal), diplomada em Coordenação Motora (São Paulo), formada pelo Centre Pilates de Montréal, certificada no Método de Cadeias Musculares G.D.S. pelo Centre Philippe Campignion (São Paulo).  É autora dos livros Educação Somática : ecologia do movimento humano (Editora Juruá, 2016) e Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde (Editora Juruá, 2010). É produtora e diretora do livro e vídeo-documentário Pioneiros da Educação Somática no Brasil (Editora Juruá, 2019), disponível no canal Youtube Pioneiros da Educação Somática no Brasil.

Clarissa Guaraná é fisioterapeuta pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, pós-graduada em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Clarissa é a co-diretora do estúdio Clarissa Guaraná – Pilates Evoluído. Formou-se em Reeducação do Movimento Método Bertazzo (São Paulo); Coordenação Motora Piret e Béziers (São Paulo); RPG Philippe Souchard, Método Pilates e certificou-se no Método de Cadeias Musculares GDS com pós-formação no Centre de Formation Philippe Campignion (França).

PROFESSORES CONVIDADOS : Os professores convidados são profissionais que têm destaque no campo da Educação Somática, pertencendo à linhagem de Coordenação Motora Piret e Béziers e ao Método de Cadeias Musculares e Articulares GDS.

 PLANO DE AULA:

MÓDULO 1 Sábado

2 julho 

Domingo

3 julho 

2ª feira

4 julho 

3ª feira

5 julho 

4ª feira

6 julho

5ª feira

7 julho 

8h às 12h Apresentação do grupo

 

Aula 1

Análise Biomecânica

 

Aula  2

Análise Biomecânica

 

 

 

Aula 4

Análise biomecânica

 

Jornada com professor convidado Aula  5

Análise biomecânica

 

Perguntas e respostas sobre aulas teóricas e estudo de caso.

 

Laboratório de Ensino 1

13h às 16h Dinâmicas de integração

 

Debate sobre aulas teóricas gravadas

Aula 3

Análise Biomecânica

 

 

Dinâmicas de integração

 

Aula 6

Análise biomecânica

 

Comentários sobre Laboratório de Ensino. Perguntas, respostas, síntese.

 

MÓDULO 2 Sábado

3 dezembro 

Domingo

4 dezembro 

2af

5 dezembro 

3ª feira

6 dezembro 

4ª feira

7 dezembro 

5ª feira

8 dezembro 

8h às 12h Retorno sobre os Estudos de Caso

 

Aula 10

Análise Biomecânica

Aula 12

Análise Biomecânica

 

Jornada com professor convidado Aula 14

Análise Biomecânica

Laboratório de Ensino 2
13h às 16h Aula 9

Análise Biomecânica

Aula 11

Análise Biomecânica

 

Aula 13

Análise Biomecânica

 

Aula 15

Análise Biomecânica

 

Síntese final. Debate sobre teoria e prática. Comentários sobre Laboratório, perguntas e respostas, síntese.

 

ALGUMAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DA FORMAÇÃO:

 BOLSANELLO, Débora. Verdades Anatômicas e incertezas cinestésicas : dançando Educação Somática.

Cadernos do GIPE- CIT. Educação Somática e afetos. Ano 20, nr. 36. Universidade Federal da Bahia. 2016.

____________________. Pilates é um método de Educação Somática ?

Revista Brasileira Estudos da Presença. Vol.5. nr. 1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Janeiro-abril 2015.

___________________. Is Pilates a Somatic Education method?

Revista Brasileira Estudos da Presença. Vol.5. nr. 1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Janeiro-abril 2015.

___________________. Mexer sem tirar do lugar : a Educação Somática e o profissional da dança.

Revista Ensaio Geral. Universidade Federal do Pará. Belém do Pará. Dezembro 2012.

__________________. A Educação Somática e o contemporâneo profissional da dança.

Revista DaPesquisa. CEART. Universidade Estadual de Santa Catarina. Florianópolis. Julho 2012.

__________________. Técnicas de Educação Somática : ferramentas de inclusão social.

Revista FisioBrasil, Rio de Janeiro. Agosto 2011.

__________________. A Educação Somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Revista Motrivivência. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Junho 2011.

___________________. Éducation Somatique et massothérapie: prévention des blessures.

Le Massager. Revista da Fédération Québécoise des Massothérapeutes. Montreal, Canadá. Agosto 2011.

_________________. A Educação Somática: fronteiras entre tratar e educar.

Revista Fisiobrasil. Rio de Janeiro. Março 2010.

________________. Par-le-Corps: vers un langage propre au champ de l’Éducation Somatique.

Revista Reciprocités. Centre d’Étude et Recherche Appliquée en Psychopédagogie Perceptive. Universidade de Porto, Portugal. 2010.

________________. Educação somática, ginástica laboral e estresse.

Revista Fisio & Terapia. Rio de Janeiro. 2008.

________________. Pilates, fisioterapia e Educação somática.

Revista Fisio & Terapia. Rio de Janeiro. 2007.

_________________. De volta para casa: Educação somática e dependência química.

Revista Motriz. Departamento de educação física da Universidade Estadual de São Paulo. Rio Claro. SP. 2007.

_________________. La pertinence de l’éducation somatique auprès des toxicomanes : le corps vécu.

Revista Psychotropes. Paris. 2005.

________________. Educação somática : o corpo enquanto experiência. Revista Motriz, Departamento de educação física da Universidade Estadual de São Paulo. Rio Claro. SP. 2005.

________________. Éducation somatique et toxicomanie : une expérience au centre Le Virage.

Université du Québec à Montréal. Canadá. 2004.

_______________. Educação Somática : Ecologia do movimento humano. Editora Juruá, 2016. Curitiba.

______________. (Organização).Em Pleno Corpo : Educação Somática, movimento e saúde. Editora Juruá, 2010. Curitiba.

O corpo e suas representações : as técnicas de educação somática na preparação do artista cênico. Strazzacappa, Marcia. Cadernos CERU, serie 2, nr. 12, 79-90, 2001.

Dossier Educação Somática e afetos. Cadernos do GIPE- CIT. Ano 20, nr. 36. Universidade Federal da Bahia. 2016.

Dossier Educação Somática. Revista Brasileira Estudos da Presença. Vol.5. nr. 1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Janeiro-abril 2015.

Respiração e criação cênica : a respiração no trabalho do ator. Parra, Sandra. Revista Artefilosofia. Ouro Preto, nr. 2. Pg. 170-179. 2007.

Para uma epistemologia das técnicas de Educação Somática. Ginot, Isabelle. O Percevejo. PPGAC UNI-RIO. Volume 02- Número 02 – julho-dezembro/2010.

A coordenação motora : aspecto mecânico da organização psicomotora do homem.  Piret, S.; M.M. Béziers. Editora Summus. 1992.

Cadeias musculares e articulares : o método GDS. Struyf, G.D. Editora Summus. 1995.

Aspectos biomecânicos: cadeias musculares e articulares : Método G.D.S. Campignion, P. Editora Summus. 2003

Respir-ações : a respiração para uma vida saudável. ____________. Editora Summus. 1998.

Anatomia para o movimento: Introdução À Análise Das Técnicas Corporais Calais-Germain, B. Editora Manole. 2010.

Respiração : anatomia e gesto respiratório. Calais-Germain, B. Editora Manole. 2005.