FORMAÇÃO EM TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA® HÍBRIDA

JULHO E DEZEMBRO  2022           RIO DE JANEIRO

CARGA HORÁRIA: total 160 horas

DATAS:  

Módulo 1: Sábado 02 julho 2022 a 5ª feira 07 julho 2022

Módulo 2: Sábado 03 dezembro 2022 a 5ª feira 08 dezembro 2022

Obs.: Os dois módulos da Formação devem ser cursados para obtenção do certificado.

HORÁRIO: 8h às 16h.

 ESTRUTURA CURRICULAR HÍBRIDA: A Formação é composta de dois módulos de 6 dias presencias cada. As 160 horas são compostas de 96 horas presenciais + 60 horas de estudo de caso  + 4 horas de aulas teóricas gravadas.

HOT-LINE: O aluno tem acesso aos formadores via whatsapp para tirar dúvidas sobre o conteúdo da Formação e sobre o Estudo de Caso.

LOCAL DAS AULAS PRESENCIAIS : Bairro Humaitá. Rio de Janeiro.

INSCRIÇÃO: Clarissa Guaraná  |  email: ftesrj@gmail.com   |  Whatsapp : (21) 99657-5579

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A Formação em Técnicas de Educação Somática® foi criada por Débora Bolsanello e fundamenta-se no legado do Centre d´Étude et Recherche en Autorééducation Neuromusculaire (Montreal, Canadá).

OBJETIVO :  (1) Oferecer ao aluno a vivência de exercícios de Educação Somática objetivando o desenvolvimento de sua consciência corporal; (2) Capacitar o aluno a ensinar as aulas práticas; (3) Amadurecer o raciocínio somático do aluno a fim de que ele possa saber adaptar o conteúdo da Formação à sua realidade profissional; (4) Instrumentalizar o aluno a ser autônomo na criação de sua própria aula.

PRÉ-REQUISITO: O participante deve ter um diploma de graduação de qualquer área e/ou ser estudante universitário.

 PILARES DA FORMAÇÃO:

  1. Vivenciar : Proporcionar ao aluno a experiência pessoal de sequências fixas de exercícios e exploração de movimentos.
  2. Descrever : Usando a referência do livro “Educação Somática: Ecologia do Movimento Humano”, de Débora Bolsanello, é proposta ao aluno a descrição dos exercícios e análises biomecânica e cinesiofuncional, levando o aluno a apropriar-se dos exercícios e construir um vocabulário adequado para ensiná-los.
  3. Entender : Apresentação teórica e Dinâmicas de Fixação.  Os docentes apresentam data show sobre a linhagem da Formação, seus princípios e especificidades; anatomia e instruções sobre como construir uma aula.  Nas Dinâmicas de Fixação, os alunos analisam os exercícios já vivenciados através de imagens do Varal Somático, elaboram desenhos e modelagens, teatralizam as estruturas musculoesqueléticas, colorem pranchas anatômicas e fazem pinturas corporais.
  4. Aplicar : Práticas em dupla e em grupo visando a transposição dos exercícios de Educação Somática na construção dos padrões motores de rastejar, engatinhar, andar, correr, saltar, alcançar, segurar, soltar, lançar, receber, etc.
  5. Treinar: O Laboratório de Ensino tem o objetivo de oportunizar ao aluno assumir o papel de professor, integrar os conteúdos aprendidos e promover trocas de conhecimento entre os profissionais de diferentes áreas que participam da Formação. O Laboratório de Ensino é também um instrumento de avaliação qualitativa e processual que os formadores fazem de cada aluno.
  6. Pesquisar: No Estudo de Caso, o aluno deve ensinar as aulas aprendidas a terceiros dentro de sua realidade profissional e fazer uma apresentação de sua pesquisa no módulo 2 da Formação. O processo é realizado sob supervisão da equipe docente com o objetivo de motivar o espírito investigativo do aluno.

INVESTIMENTO :

A vista até 10 março 2022 R$ 7.000
A vista após 10 março 2022 R$ 7.500
Modalidade Parcelamento A Entrada R$1.000 + 4 cheques de R$1.750

(total R$ 8.000)

Modalidade Parcelamento B Entrada R$1.000 + 8 cheques de R$ 938

(total R$ 8.500)

 O INVESTIMENTO INCLUI:

  1. 01 exemplar do livro Educação Somática : Ecologia do Movimento Humano.
  2. O material didático usado por cada aluno.
  3. Acesso ilimitado às aulas teóricas gravadas.
  4. Certificado enviado por email em formato PDF.

Obs.: O Núcleo Oito não oferece coffee break. Cada aluno deve trazer seu lanche.

INSCRIÇÃO : Telefone para a organização. Sua vaga só será reservada após pagamento. Por favor preencha a ficha de inscrição e assine o termo de acordo do aluno. Deposite o montante na conta bancária e mande comprovante de depósito por email para a organização: ftesrj@gmail.com

CONTA BANCÁRIA:  Pagamento em nome de Núcleo Oito Educação Somática

Banco Itaú   agência: 6542   conta corrente:  31228-2   CNPJ: 31.099.051/0001-46  PIX: 31.099.051/0001-46

POLÍTICA DE PAGAMENTO, DESISTÊNCIA E REEMBOLSO:

  1. O pagamento a vista deve ser feito por depósito bancário. Em caso de desistência de participação por parte do aluno, no caso de pagamento a vista, serão retidos 15% do pagamento realizado como multa.
  2. O pagamento parcelado deve ser inteiramente quitado antes do primeiro dia da Formação.
  3. Em caso de pagamento parcelado, o depósito de R$ 1.000 para reserva da vaga não é reembolsável em caso de desistência de participação por parte do aluno.
  4. Caso o aluno desista de sua participação com menos de 30 dias da data do início do curso, não há reembolso do valor total pago.

QUALIFICAÇÃO E OUTORGA DE CERTIFICADO : O conteúdo  da Formação em Técnicas de Educação Somática® é registrada no Instituto Nacional de Proteção Intelectual (INPI). Os alunos que receberem o certificado estarão aptos a aplicar e adaptar em sua prática profissional os exercícios de Educação Somática aprendidos. A FTES não qualifica os alunos como formadores. Sem o certificado, o aluno não está apto a usar em espaços comerciais ou redes sociais o conteúdo transmitido pelo Núcleo Oito. A FTES  tem carga horária de 98 horas presenciais e para obter o certificado, o aluno deve ter presença, sendo concedida a ele tolerância de 2 dias inteiros de falta em cada módulo. Em caso de ausência do aluno, seja por quaisquer motivos pessoais ou de força maior, seja em períodos seja na totalidade dos horários previstos diariamente pela formação, o Núcleo Oito não se responsabiliza pelo aluno ausente, nem dispõe de reposição de aula para ele. O Estudo de Caso e os Laboratórios de Ensino são considerados pelo Núcleo Oito atividades avaliativas e a ausência do aluno nos dias previstos para essas atividades acarreta perda do certificado. Caso o aluno ausente deseje obter o certificado, ele deverá prestar exame on-line segundo os critérios de avaliação estabelecidos pelos professores do Núcleo Oito e pagar a multa de R$500 (quinhentos reais) para passar o exame on-line e obter seu certificado.

CORPO DOCENTE: 

Débora Bolsanello é bacharel em antropologia pela Université de Montréal e mestre em dança pela Université du Québec à Montréal, pós-graduou-se Diplôme d´Études Supérieures Spécialisées en Éducation Somatique pela mesma universidade. É certificada em Autoreeducação Corporal pelo Centre d’Étude et Recherche en Autorééducation Neuromusculaire (Montreal), diplomada em Coordenação Motora (São Paulo), formada pelo Centre Pilates de Montréal, certificada no Método de Cadeias Musculares G.D.S. pelo Centre Philippe Campignion (São Paulo).  É autora dos livros Educação Somática : ecologia do movimento humano (Editora Juruá, 2016) e Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde (Editora Juruá, 2010). É produtora e diretora do livro e vídeo-documentário Pioneiros da Educação Somática no Brasil (Editora Juruá, 2019), disponível no canal Youtube Pioneiros da Educação Somática no Brasil.

Clarissa Guaraná é fisioterapeuta pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, pós-graduada em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Clarissa é a co-diretora do estúdio Clarissa Guaraná – Pilates Evoluído. Formou-se em Reeducação do Movimento Método Bertazzo (São Paulo); Coordenação Motora Piret e Béziers (São Paulo); RPG Philippe Souchard, Método Pilates e certificou-se no Método de Cadeias Musculares GDS com pós-formação no Centre de Formation Philippe Campignion (França).

PROFESSORES CONVIDADOS:

Renata Ungier é fisioterapeuta;  Mestre em Saúde da Criança (IFF-Fiocruz); coordenadora da Formação em Cadeias Musculares e Articulares GDS no Rio de Janeiro, membro da equipe de professores do Centre de Formation Philippe Campignion.  Renata é formada em Dança Contemporânea; Recuperação Motora e Terapia através da Dança (Escola Angel Vianna) e tem formação em Coordenação Motora (M.M. Béziers e Yva Hussinger).

Alexandre de Mayor é fisioterapeuta e educador físico; especialista em terapia intensiva (Unesa-RJ) e em envelhecimento populacional e saúde da pessoa idosa pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz); membro da Equipe Internacional de Professores da Formação em Cadeias Musculares e Articulares GDS.

PLANO DE AULA:

MÓDULO 1 Sábado

2 julho 20222

Domingo

3 julho 20222

2ª feira

4 julho 2022

3ª feira

5 julho 2022

4ª feira

6 julho 2022

5ª feira

7 julho 2022

8h

às

12h

Apresentação do grupo

 

Aula 1

Análise Biomecânica

 

Aula  2

Análise Biomecânica

 

 

 

Aula 4

Análise biomecânica

 

Jornada com professor convidado Aula  5

Análise biomecânica

 

Perguntas e respostas sobre aulas teóricas e estudo de caso.

 

Laboratório de Ensino 1

13h

às

16h

Dinâmicas de integração

 

Debate sobre aulas teóricas gravadas

Aula 3

Análise Biomecânica

 

 

Dinâmicas de integração

 

Aula 6

Análise biomecânica

 

Comentários sobre Laboratório de Ensino. Perguntas, respostas, síntese.

 

MÓDULO 2 Sábado

3 dezembro 2022

Domingo

4 dezembro 2022

2af

5 dezembro 2022

3ª feira

6 dezembro 2022

4ª feira

7 dezembro 2022

5ª feira

8 dezembro 2022

8h

às

12h

Apresentação dos Estudos de Caso e comentários

 

Aula 10

Análise Biomecânica

Aula 12

Análise Biomecânica

 

Jornada com professor convidado Aula 14

Análise Biomecânica

Laboratório de Ensino 2
13h

às

16h

Aula 9

Análise Biomecânica

Aula 11

Análise Biomecânica

 

Aula 13

Análise Biomecânica

 

Aula 15

Análise Biomecânica

 

Síntese final do grupo.  Comentários sobre Laboratório, perguntas e respostas sobre o conjunto da Formação.

 

AULAS TEÓRICAS GRAVADAS
Aula 1. A linhagem histórica da Formação
Aula 2. Os princípios e conceitos da Formação
Aula 3. As duas teorias fundadoras da Formação: Coordenação Motora e Método de Cadeias Musculares articulares GDS.
Aula 4. Como construir uma aula ?

 

ALGUMAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DA FORMAÇÃO EM TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA :

 BOLSANELLO, Débora.Verdades Anatômicas e incertezas cinestésicas : dançando Educação Somática.

Cadernos do GIPE- CIT. Educação Somática e afetos. Ano 20, nr. 36. Universidade Federal da Bahia. 2016.

____________________. Pilates é um método de Educação Somática ?

Revista Brasileira Estudos da Presença. Vol.5. nr. 1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Janeiro-abril 2015.

___________________. Is Pilates a Somatic Education method?

Revista Brasileira Estudos da Presença. Vol.5. nr. 1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Janeiro-abril 2015.

___________________. Mexer sem tirar do lugar : a Educação Somática e o profissional da dança.

Revista Ensaio Geral. Universidade Federal do Pará. Belém do Pará. Dezembro 2012.

__________________. A Educação Somática e o contemporâneo profissional da dança.

Revista DaPesquisa. CEART. Universidade Estadual de Santa Catarina. Florianópolis. Julho 2012.

__________________. Técnicas de Educação Somática : ferramentas de inclusão social.

Revista FisioBrasil, Rio de Janeiro. Agosto 2011.

__________________. A Educação Somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Revista Motrivivência. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Junho 2011.

___________________. Éducation Somatique et massothérapie: prévention des blessures.

Le Massager. Revista da Fédération Québécoise des Massothérapeutes. Montreal, Canadá. Agosto 2011.

_________________. A Educação Somática: fronteiras entre tratar e educar.

Revista Fisiobrasil. Rio de Janeiro. Março 2010.

________________. Par-le-Corps: vers un langage propre au champ de l’Éducation Somatique.

Revista Reciprocités. Centre d’Étude et Recherche Appliquée en Psychopédagogie Perceptive. Universidade de Porto, Portugal. 2010.

________________. Educação somática, ginástica laboral e estresse.

Revista Fisio & Terapia. Rio de Janeiro. 2008.

________________. Pilates, fisioterapia e Educação somática.

Revista Fisio & Terapia. Rio de Janeiro. 2007.

_________________. De volta para casa: Educação somática e dependência química.

Revista Motriz. Departamento de educação física da Universidade Estadual de São Paulo. Rio Claro. SP. 2007.

_________________. La pertinence de l’éducation somatique auprès des toxicomanes : le corps vécu.

Revista Psychotropes. Paris. 2005.

________________. Educação somática : o corpo enquanto experiência. Revista Motriz, Departamento de educação física da Universidade Estadual de São Paulo. Rio Claro. SP. 2005.

________________. Éducation somatique et toxicomanie : une expérience au centre Le Virage.

Université du Québec à Montréal. Canadá. 2004.

_______________. Educação Somática : Ecologia do movimento humano. Editora Juruá, 2016. Curitiba.

______________. (Organização).Em Pleno Corpo : Educação Somática, movimento e saúde. Editora Juruá, 2010. Curitiba.

O corpo e suas representações : as técnicas de educação somática na preparação do artista cênico.

Strazzacappa, Marcia. Cadernos CERU, serie 2, nr. 12, 79-90, 2001.

O olho do furacão : a cultura da imagem e a crise da visibilidade.

Baitello, Norval. Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. (Pontíficia Universidade Católica – SP).

Vítimas de um bombardeio de imagens. E da violência.

Entrevista de Norval Baitello Jr. (Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (Pontifícia Universidade Católica – SP) para Marcos Bragato, Jornal da Tarde.

http://www.cisc.org.br/portal/index.php/biblioteca/viewdownload/7-baitello-junior-norval/12-vitimas-de-um-bombardeio-de-imagens-e-da-violencia.html

Notas sobre a experiência e o saber de experiência.

Bondia, Jorge. Universidade de Barcelona. Revista Brasileira de Educaçao. Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19.

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf

Dossier Educação Somática e afetos. Cadernos do GIPE- CIT. Ano 20, nr. 36. Universidade Federal da Bahia. 2016.

Dossier Educação Somática. Revista Brasileira Estudos da Presença. Vol.5. nr. 1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Janeiro-abril 2015.

Respiração e criação cênica : a respiração no trabalho do ator.

Parra, Sandra. Revista Artefilosofia. Ouro Preto, nr. 2. Pg. 170-179. 2007.

Para uma epistemologia das técnicas de Educação Somática.

Ginot, Isabelle. O Percevejo. PPGAC UNI-RIO. Volume 02- Número 02 – julho-dezembro/2010.

A coordenação motora : aspecto mecânico da organização psicomotora do homem.

Piret, S.; M.M. Béziers. Editora Summus. 1992.

Cadeias musculares e articulares : o método GDS.

Struyf, G.D. Editora Summus. 1995.

Aspectos biomecânicos: cadeias musculares e articulares : Método G.D.S.

Campignion, P. Editora Summus. 2003

Respir-ações : a respiração para uma vida saudável.

____________. Editora Summus. 1998.

Anatomia para o movimento: Introdução À Análise Das Técnicas Corporais

Calais-Germain, B. Editora Manole. 2010.

Respiração : anatomia e gesto respiratório.

Calais-Germain, B. Editora Manole. 2005.

Livro de Anatomia

Sobotta